Transtornos Mentais
- Identificamos o Transtorno Psiquiátrico quando há sofrimento mental, com perturbação do pensamento, do humor, dos relacionamentos, dos comportamentos, etc.
- O sofrimento pode ter origem fisiológica, ou funcional com manifestações severas.
- Os Transtornos Mentais são descritos por suas características psicopatológicas.
- O objetivo das psicoterapias é minimizar o sofrimento e favorecer a re integração do individuo ao meio.
Alguns Transtornos Mentais:
Transtornos Alimentares:
- São severas perturbações no comportamento alimentar que ocorrem em qualquer idade, inclusive nas crianças.
- São mais prevalentes em adolescentes.
Anorexia Nervosa:
- recusa do individuo a se alimentar para manter um peso corporal na faixa mínima esperada.
Bulimia Nervosa
- ingestão exagerada de alimentos seguida por sentimento de culpa e, para prevenir o aumento de peso ocorre a auto indução do vomito, ou a ingestão de laxantes e diuréticos.
- São diagnósticos graves que devem ser atendidos pela equipe interdisciplinar. Associada a terapia familiar, assistência psicológica e psiquiátrica.
Depressão
- É um transtorno que afeta o bem estar físico, provoca cansaço, alterações do sono, mudanças do apetite, no animo no pensamento e no comportamento.
- Diminui a auto estima, a concentração, a memória. Causa inquietação, irritabilidade, como se todo o mundo estivesse indisponivel.
- Compromete a vida pessoal e profissional, deve ser diagnosticada e submetida a psicoterapia pois são frequentes os pensamentos auto destrutivos.
Ansiedade, Estresse:
- É caracterizada por sentimentos subjetivos de preocupação, medo ou antecipação de problemas e de perdas,pode envolver hipervigilância e evitação de situações geradoras de ansiedade.
- São frequentes os sintomas físicos como taquicardia, dores no corpo, tontura, náusea
- Diminuição do desejo sexual, disturbios do sono e do apetite insegurança.
Transtorno Bipolar
- Esse transtorno é caracterizado por alterações de humor, com alternância entre episódios de depressão e episódios de mania.
- São alternâncias mais duradoras do que as experiênciadas no cotidiano, causam sofrimento pessoal e comprometem as relações sociais e profissionais.